Dicas para tratar Hérnia de Disco

Tipos de Hérnia de Disco

Hérnia de Disco, o que é? Como tratar e prevenir?

 

Hoje decidi postar novamente um artigo que escrevi em 2012 no antigo blog do Studio, e iremos falar um pouco sobre hérnia de disco, o que é hérnia de disco, qual é o melhor tratamento e o que podemos fazer para prevenir.

A prática do Pilates ajuda a prevenir e a tratar este tipo de patologia, mas além dos exercícios de Pilates você também pode fazer exercícios em casa e corrigir a postura  para prevenir e ter uma vida mais saudável com estas dicas.

 

O que é Hérnia de disco?

 

A coluna humana é composta por vértebras e discos intervertebrais. Esse disco que fica entre uma vértebra e outra é composto por um anel fibroso que é a parte externa e por um núcleo pulposo que é a parte interna ( gelatinoso).

Quando ocorre uma diminuição do espaço entre uma vértebra e outra, acontece o que chamamos de degeneração discal, onde o disco fica comprimido pela aproximação das vértebras.

Quando essa diminuição de espaço aumenta, acontece o que se chama de protusão discal, esse disco é deformado devido a má distribuição de peso sobre a vértebra, formando uma protusão sendo essa posterior, anterior, ou lateral.

Quando essa degeneração aumenta ainda mais, ocorre o que chamamos de hérnia extrusa, onde o disco é tão comprimido a ponto de herniar (sair) para fora do espaço vertebral, ocorrendo na maioria dos casos o famoso “pinçamento”, onde o disco extrusado pinça o nervo que passa ao lado ou próximo das vértebras em questão, podendo ocorrer nessa fase a ciatalgia ( dor em função do pinçamento do nervo ciático), dores nas pernas, amortecimentos, formigamentos, perda de sensibilidade.

Dependendo da área da coluna onde acontece a hernia, esses sintomas podem estar presentes também nos membros superiores.

Quando a pressão sobre o disco é ainda maior, acontece o rompimento do anel fibroso ( que recobre o núcleo pulposo) onde o líquido gelatino ( parte interna do disco ) estravaza (sai) para fora do núcleo, causando comprometimentos nervosos, sendo então necessário cirurgia para recuperação.

 

Tipos de Hérnia de Disco

Tipos de Hérnia de Disco

 

Você pode entender o desenvolvimento dessas fases da hérnia no neste vídeo, basta clicar sobre o link que você será redirecionado para o vídeo no Youtube:  http://www.youtube.com/watch?v=O0Lz8kwhA7A.

 

Tratamento

 

O tratamento pode ser cirúrgico ou não e quem irá definir a abordagem é o médico ortopedista.

Quando houver necessidade de intervenção cirúrgica e após a liberação do médico, o paciente iniciará o tratamento com fisioterapia e/ou Pilates.
O tratamento não cirúrgico para degeneração ou para hernia de disco pode ser realizado de várias formas, dependendo da fase da hérnia, com alongamento, tanto da região lombar como dos membros inferiores, com fortalecimento da região abdominal além da correção postural.

 

A musculatura abdominal é a responsável por estabilizar a região lombar, se o abdome estiver fortalecido, o mesmo “segura” a região lombar em sua posição correta, impedindo a diminuição de espaços anteriormente e posteriormente.

 

No artigo sobre os Benefícios da contração abdominal você pode saber mais sobre como preparar o abdome para proteger sua coluna.

 

O alongamento da região lombar e dos membros inferiores é muito importante devido a sua anatomia. Os músculos posteriores das pernas (isquiotibiais) tem sua origem e seu final no quadril e na tíbia ( osso da perna), se esses músculos estiverem encurtados, vão tracionar o quadril, provocando um aumento na lordose lombar, levando por consequência a uma diminuição de espaço vertebral posterior, causando com o tempo a hernia de disco lombar posterior.

 

alongamento lombar

alongamento lombar

 

 

A correção postural ( inclusa no tratamento da hérnia de disco) começa em observarmos e corrigimos a forma como sentamos, deitamos, levantamos e agachamos.

No Pilates além dos exercícios para fortalecer a musculatura e alongar os músculos a fisioterapeuta também orienta o paciente sobre os melhores hábitos para correção postural como nos exemplos abaixo.

 

Dicas para correção Postural

 

Quando estamos sentados, nossa coluna deve ter um encosto de cadeira, levemente inclinado, com apoio de braços, deixando a coluna reta e com peso distribuído igualmente sobre as vértebras.

 

Posição ao usar computador

Posição ao usar computador

 

 

A forma de levantar corretamente é apoiar uma das mãos sobre a cama, colocar as pernas para frente e então levantar.

Para deitar você deve sentar, inclinar o corpo para deitar de lado, flexionando os joelhos, colocando uma almofada ou travesseiro entre os joelhos.

 

Posição correta ao deitar

Posição correta ao deitar

 

 

Para levantar pesos do chão, devemos agachar corretamente, dobrando os joelhos, segurando o peso, e ao erguer o peso estender os joelhos, sem movimentar a coluna.

Forma correta de levantar peso

Forma correta de levantar peso

 

Posição certa e errada ao levantar peso

Posição certa e errada ao levantar peso

 

Esses movimentos básicos do dia-a-dia influenciam muito na melhora da postura, diminuindo dores na coluna e diminuindo a possibilidade de desenvolver uma hérnia de disco.

É sempre bom lembrar! Caso você suspeite que esteja com hérnia de disco ou outra patologia de coluna é indispensável consultar um médico ortopedista para o correto diagnóstico e encaminhamento ao tratamento correto com fisioterapia ou Pilates.

Autora: Dra. Simone Schuler R. da Silva

Empreendedora e Fisioterapeuta com especialização em Pilates e Exercícios Funcionais é proprietária do Studio Pilates Curitiba e possui curso de formação em Pilates Avançado em Patologias de Coluna e Pilates com Aparelhos.

www.pilatescuritiba.com.br

Gostou do artigo? Curta nossa página no Facebook (clique aqui) e compartilhe o conteúdo com seus amigos nas redes sociais, obrigado!

 

[custom-facebook-feed]