Pilates para as Gestante 7 Dicas de exercícios

Pilates para gestantes

Pilates para Gestantes: 7 Dicas de Exercícios para fazer em casa ou no Studio de Pilates

 

             A atividade física no período gestacional, quando a gravidez não tem nenhum risco ou nenhum agravante é muito importante para manter uma boa qualidade de vida durante o período da gravidez.

              No Pilates em gestantes, trabalhamos muito com o alongamento e fortalecimento de membros superiores e membros inferiores, juntamente com um trabalho de fortalecimento do assoalho pélvico (região do quadril), esta musculatura é muito utilizada e é importante no momento do trabalho de parto.

            Alongamento: exercícios de alongamento ajudam a retirar a tensão dos músculos e evitar contraturas, pois no final da gestação o quadril esta alargando e os ligamentos ficam mais “frouxos” para que os ossos possam ter o movimento necessário durante o trabalho de parto, com o alongamento as dores nesse período ficam menos intensas.

        Fortalecimento: o fortalecimento é muito importante para preparar o músculo para uma sobrecarga maior, pois durante a gestação a mamãe está carregando seu bebê que está ganhando peso, e isso vai pressionando as costas e pés da futura mamãe e pode causar desconforto e dores que são amenizadas e até mesmo evitadas com o trabalho de fortalecimento.

A seguir apresentamos alguns exercícios para gestantes que podem ser realizados em casa:

         1.   Deitada, com uma perna estendida, segurar com as duas mãos ATRÁS do joelho, puxando a perna em direção ao peito, segure por 15 segundos, volte lentamente a perna até encostar o pé no chão e depois repete o movimento com o outro lado, repetir por 3 vezes cada lado.

Exercício Gestante

Exercício Gestantes Pilates joelho dobrado

 

            2.    Também deitada, com uma perna flexionada, segure atrás do joelho e puxa a perna, estendida até a altura que conseguir, segure por 15 segundos, volte lentamente a perna até encostar o pé no chão e depois repete o movimento com o outro lado, repetir por 3 vezes cada lado.

Exercício Gestante

Exercício Gestantes Pilates perna esticada

 

              3.    Apoiada em quatro apoios  (de joelho e com as duas mãos apoiadas no chão) relaxe a coluna, como se fosse empurrar a barriga para baixo, conte até 10, depois puxe a barriga para dentro como se fosse empurrar ela para cima, curvando a coluna, conte até 10 novamente, sente devagar e repita esse movimento por 5 vezes.

          4.    Sentada com as pernas retas e afastadas, apoie as duas mãos no chão e tente ir descendo lentamente até seu limite, mantenha por 10 segundos, volta lentamente, repita por 5 vezes.

Exercício Pilates para gestante

Exercício 3 e 4 Pilates para gestante

 

Os exercícios para gestantes a seguir são realizados no Studio de Pilates sempre com acompanhamento do especialista:

 

           5.   Esse exercício é excelente para fortalecer as pernas, com movimentos alternados de perna, controlando a respiração, indo contra a resistência das molas para fortalecer a parte posterior e interna de coxa, o aparelho Reforme é bastante utilizado nas aulas de Pilates.

Indicações Pilates

Exercício Pilates para gestantes aparelho Reformer

 

               6.   Esse exercício trabalha o fortalecimento dos braços, parte anterior (bíceps), com movimentos que acompanham a respiração, técnica de controle da respiração que é um dos segredos do Método Pilates.

Exercícios Pilates Gestantes aparelho Wall Unit

Exercícios Pilates para gestantes aparelho Wall Unit

 

                 7. Esse exercício é realizado para alongamento das pernas, descendo com as pernas retas, e voltando até alinhar a coluna, sempre controlando a respiração. O alongamento é muito importante durante a gestação e no Pilates isto é bastante explorado.

Exercícios Pilates para gestantes aparelho Step Chair

Exercícios Pilates para gestantes aparelho Step Chair

 

É sempre importante Lembrar!

       Consulte seu médico para saber quando você poderá iniciar atividade física durante a gestação, nos primeiros meses da gestação o médico pode restringir a atividade física para sua saúde e do seu bebê, após a liberação de seu médico, exercícios regulares como o Pilates ajudarão a ter uma gestação tranquilha e muito saudável.

Autora: Dra. Simone Schuler R. da Silva

Empreendedora e Fisioterapeuta com especialização em Pilates e Exercícios Funcionais proprietária do Studio Pilates Curitiba e possui curso de formação em Pilates Avançado em Patologias de Coluna e Pilates com Aparelhos.

www.pilatescuritiba.com.br

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