Benefícios da contração abdominal na prática do Pilates e para sua saúde

Benefícios da contração abdominal na prática do Pilates e para sua saúde

Contração abdominal na prática do Pilates

Benefícios deste movimento na sua Saúde e alívio da dor nas costas

          A contração abdominal auxilia no ganho de força e resistência dos músculos que formam o nosso abdômen, como nos referimos nas aulas de Pilates “Power House” ou centro de força.

          Os músculos desse centro podem ser diferenciados pela sua ação e são eles: os dinâmicos, responsáveis pelo movimento, e os estáticos, responsáveis pela estabilidade.

          Os músculos dinâmicos é que fazem a flexão do tronco, ou seja, o movimento de subir o tronco aproximando a cabeça dos membros inferiores, conhecidos como: reto abdominal, oblíquos interno e externo.

Músculos

Músculos

Estático

           O músculo estático conhecido como transverso do abdômen, é o de maior importância quando se fala em contração abdominal para estabilizar a coluna.

            No fortalecimento abdominal, trabalhamos com todos esses músculos, muitas vezes dando ênfase a musculatura estática, para diminuição de dores lombares e melhora da percepção corporal .

            Uma musculatura abdominal forte, é como o pilar de uma construção, é a base para que a estrutura não desmorone, ou seja, se a musculatura do abdômen estiver fortalecida, a região lombar ficará estável, com sua curvatura preservada, alinhada e mantendo suas estruturas íntegras, sem alterações patológicas e evitando a dor nas costas.

            Além do fortalecimento, é necessário todo um conjunto de exercícios do corpo em geral, principalmente de alongamentos, para que o resultado do fortalecimento seja totalmente eficaz.

           Um simples exercício para fortalecer a região abdominal consiste em você deitar, com os joelhos flexionados, tronco alinhado e “encolher” a barriga, tentando “puxar para dentro”, fazendo isso tanto no movimento de puxar o ar quanto no de soltar o ar, manter essa contração por cinco movimentos respiratórios , ai descansar, depois repetir novamente por 5 vezes.

          Esse exercício é simples e é importante para que a pessoa entenda o que significa contrair o abdômen, para que nos próximos exercícios que falaremos futuramente, ela saiba que enquanto se realiza um abdominal, o músculo não pode “saltar” para fora, tem que ficar contraído, para que a sua lombar esteja “segura” durante o exercício. Vamos praticar para logo partirmos para exercícios de maior resistência!

contração abdômen

contração abdominal 

 

 

Autora: Dra. Simone Schuler R. da Silva

Empreendedora e Fisioterapeuta com especialização em Pilates e Exercícios Funcionais é proprietária do Studio Pilates Curitiba e possui curso de formação em Pilates Avançado em Patologias de Coluna e Pilates com Aparelhos.

www.pilatescuritiba.com.br

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Sobre o Autor

Simone Schuler R. da Silva administrator

A Dra. Simone Schuler é Fisioterapeuta e especialista em Pilates e exercícios funcionais, também possui cursos de formação em Pilates em aparelhos e Pilates Avançado no tratamento de patologias da coluna.

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